Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

DINAME aumenta em 25,2 por cento os livros de distribuição gratuita

A Distribuidora Nacional de Material Escolar (DINAME) já está a disponibilizar mais de 16 milhões de livros destinados ao próximo ano lectivo do ensino primário em Moçambique, uma operação que vai custar ao Estado 18 milhões de dólares americanos.

Os 16.096.616 livros de distribuição gratuita representam um aumento em 25,2 por cento, relativamente aos alocados a 1a até a 7a classe no presente ano lectivo.

O Director Geral da DINAME, Assane Sufiane, disse que a percentagem corresponde a um aumento de 3.237.616 livros. Dezasseis mil escolas primárias beneficiarão deste material didáctico, a escala nacional.

Sufiane, que falava, Terça-feira, em Maputo, em conferência de imprensa, disse que o aumento do número de livros visa colmatar algumas lacunas derivadas da má conservação do livro nas escolas e responder ao aumento do número de alunos.

“O Processo de distribuição do livro escolar já iniciou e neste momento está a decorrer o seu transporte dos portos regionais”, disse. Segundo a fonte, a prioridade são as zonas de difícil acesso, como Zumbo, em Tete, Chinde, Zambézia, entre outras.

“Estamos na época chuvosa e estas zonas do país são de difícil acesso por isso elas são a nossa prioridade na distribuição. Assim, garantiremos que quando as aulas iniciarem os livros estejam já nas escolas”, explicou a fonte.

Os custos de aquisição dos livros são elevados porque todos os anos têm de se repor o material extraviado e mal conservado.

Para além dos livros de distribuição gratuita a DINAME vai, igualmente, distribuir cerca de 150 mil unidades de guiões para os professores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts