Dezenas de sauditas reuniram-se do lado de fora do Ministério do Interior este domingo, exigindo a libertação de parentes presos, disse um ativista. Dois dias antes, uma jornada de protestos fracassou em meio à intensa presença policial. Os protestos são proibidos na Arábia Saudita, e o ministério negou que estivesse ocorrendo um.
Os jornalistas não puderam aproximar-se do complexo ministerial. “Eles exigem a libertação dos parentes que estão na prisão”, disse à Reuters, por telefone, o ativista Mohammed al-Qahtani. Ele não participava da manifestação.
Na sexta-feira, uma convocação via mídias sociais para protestos contra o governo teve pouco comparecimento, diante do aumento da presença da polícia na capital Riad e em outras cidades. Pequenas manifestações de xiitas ocorreram no leste.
Imagens publicadas no Twitter mostravam dezenas de homens vestidos com trajes brancos e adereços vermelhos na cabeça, reunidos pacificamente do lado de fora do ministério. Eles não pareciam gritar frases de efeito ou carregar faixas.