Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Desporto une falantes de português em Maputo

Maputo vai ser apartir desta quinta-feira, e durante dez dias, a capital desportiva da comunidade dos países de língua oficial portuguesa. Sob o lema “uma comunidade, uma língua, um mar de culturas” nos Jogos da CPLP irão ser disputadas as modalidades de andebol, atletismo, basquetebol, futebol, ténis, e voleibol de praia, além do desporto para deficientes num evento destinado a jovens com menos de 16 anos e que deverá movimentar cerca de mil pessoas entre atletas, técnicos, dirigentes e outros interveniêntes no torneio.

A abertura dos Jogos, assim como o encerramento, irá decorrer no Pavilhão dos Desportos da Maxaquene, situado na baixa da capital moçambicana, e deverá ser uma celebração onde os organizadores esperam trazer as diferentes culturas e hábitos entre Angola, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Portugal que se unem na língua em comum, o português. Timor Leste participa nos Jogos na condição de observador e Macau é convidado.

A festa de abertura vai contar com a presença dos ministros dos Desportos da CPLP e está preparado um desfile das delegações participantes a que se seguem depois as duas primeiras partidas do torneio de basquetebol masculino.

O calendário definitivo dos jogos, que vão decorrer nos pavilhões e campos do Maxaquene, Desportivo de Maputo, court do Jardim Tunduro, Praia da Costa do Sol e Parque dos Continuadores, só será conhecido na quarta-feira, depois do sorteio que ainda vai ser realizado em Maputo.

Historial

Estes Jogos Desportivos foram instituídos em 1990, ao abrigo do Acordo Multilateral de Cooperação para o Desporto da CPLP, e o entendimento foi rubricado a 20 de Janeiro, em Lisboa, por sete Estados: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. O Brasil esteve presente apenas com o estatuto de observador.

Mais do que a premiação desportiva os Jogos da CPLP pretendem valorizar a comunidade unida pela mesma língua onde o convívio são e desportivo deve prevalecer entre as nacionalidades dos jovens adolescentes que participam do torneio.

A 1ª edição dos Jogos aconteceu em Portugal, em Setembro de 1992, e neles participaram cerca de 500 jovens de ambos os sexos, angolanos, caboverdianos, guinienses, moçambicanos, portugueses e são tomenses.

Em 1995, a 2ª edição realizou-se na cidade de Bissau, com a participação de 300 jovens de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Nesse mesmo ano, Moçambique candidatou-se à organização dos terceiros Jogos da comunidade, porém imperativos diversos fizeram com que o torneio acontecesse apenas em 1997, entre 13 e 18 de Setembro.

Ao todo foram 500 participantes de todos os países falantes do Português, que competiram nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futebol e Ténis de Campo. Cabo Verde candidatou-se, em seguida, à organização da 4ª edição dos Jogos mas o projecto só tornou-se realidade em 2002.

A cidade da Praia, recebeu 470 participantes de todos os países da comunidade dos falantes de português, à excepção do Brasil mais uma vez.

A 5ª edição dos Jogos da comunidade lusófona decorreram em Agosto de 2005 em Luanda, a capital de Angola, e o evento registou um número recorde de atletas, cerca de 700 adolescentes de ambos os sexos e marcou a estreia do Brasil como participante.

Em 2008 a cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, foi a anfitriã da 6ª edição dos Jogos que marcaram outra estreia, a de Timor Leste.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts