Um deslizamento de terra soterrou barracas numa região mineradora do sul das Filipinas, matando pelo menos 25 pessoas e deixando dezenas de desaparecidos, disseram as autoridades locais, esta Quinta-feira.
O incidente, o segundo em menos de nove meses na localidade de Pantukan, na ilha da Mindanao, ocorreu perto da região de Kingking, que supostamente tem uma das maiores jazidas não-exploradas de cobre do mundo.
Fontes oficiais disseram que havia fendas nos morros por causa dos deslizamentos anteriores, e que as chuvas das últimas semanas deixaram o terreno instável.
Mês passado, os ventos e as inundações decorrentes do tufão Washi mataram mais de 1.200 pessoas em Mindanao. Um porta-voz militar disse que 16 pessoas foram resgatadas dos escombros do deslizamento, ocorrido durante a madrugada, e que ainda há cerca de cem desaparecidos.
Um garimpeiro que vive no local declarou a uma rádio que não chovia na hora do deslizamento e muita gente havia saído das suas casas quando as pedras começaram a cair sobre os telhados.