Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Descoberto carvão em três distritos de Tete

Jazigos de carvão mineral acabam de ser descobertos nos distritos de Changara, Cahora Bassa e Mágoè, na província de Tete, como resultado das pesquisas iniciadas em 2008 pelas empresas JFPL, Essar e Eta Star. De acordo com a directora provincial dos Recursos Minerais e Energia, Adelaide Pedro de Jesus, citada pelo matutino ‘Noticias’, estas empresas e a Carvoeira de Samoa estão actualmente empenhadas na pesquisa de carvão ao longo da bacia do Zambeze, tendo já encontrado aquele mineral nos distritos de Mutarara, Marávia e Zumbu.

Ainda sobre a pesquisa de carvão mineral, Adelaide Pedro de Jesus afirmou que na bacia carbonífera de Moatize, onde existem maiores reservas de carvão mineral do país, foi identificada na região de Samoa, a norte do distrito de Moatize, a existência de grandes quantidades de ouro negro, onde está a trabalhar a empresa Carvoeira de Samoa.

“Os resultados já obtidos indicam a existência de carvão mineral em toda a província de Tete. Para além da bacia carbonífera de Moatize, que se localiza na margem direita do rio Zambeze, foram encontrados jazigos de carvão mineral em quase todos os distritos situados na margem esquerda do rio, concretamente Changara, Cahora Bassa e Mágoè”, disse Adelaide Pedro de Jesus.

A directora provincial dos Recursos Minerais e Energia, em Tete, assegurou que durante o primeiro semestre do próximo ano, 2011, vão ocorrer actividades de produção e exploração comercial do carvão mineral ao longo da bacia carbonífera de Moatize, com o início de actividade das empresas Vale Moçambique e Riversdale, cuja instalação no terreno se encontra na fase final.

“Estas grandes empresas estão a receber os últimos equipamentos com tecnologia de ponta para a exploração de carvão a mina a céu aberto.

Está programado para os meados do primeiro semestre do ano 2011 o início em grande escala da produção e comercialização do carvão mineral, extraído das minas de Moatize”, sublinhou Adelaide Pedro de Jesus.

Por outro lado, aquela responsável disse que outras cerca de 16 empresas estão licenciadas para a pesquisa de outros minérios, destacando-se ouro aluvional, platina, ferro, pedras preciosas, água mineral e metais básicos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts