Na província central de Manica acaba de ser descoberta a ocorrência de kimberlite e lamproitos, rochas hospedeiras de diamantes e ainda de pegmatitos hospedeiros de pedras semipreciosas, estanho, tungsténio, nióbio e tântalo.
Estas rochas foram descobertas durante o recém-concluído programa de mapeamento geológico empreendido pelo Ministério dos Recursos Minerais e são rochas supracustais das formações geológicas que ocorrem na província central de Manica.
Fonte competente do Ministério dos Recursos Minerais indicou, esta Terça-feira, que também durante o suprareferido programa de mapeamento geológico foram descobertos mais campos de ocorrência do ouro, metais de base, urânio e platinoides, para além de granitos no distrito de Báruè, ainda em Manica, que são potenciais para a ocorrência de pegmatitos.
Trata-se de áreas cobertas pelas rochas supracustais das formações geológicas que ocorrem na província de Manica, segundo ainda fonte do Correio da manhã.
Refira-se, entretanto, que em tempos muito recuados houve produção de ouro, em Manica, calcários, em Montepuez, em Cabo Delgado, tantalite, na Zambézia, grafites em Ancuabe (Cabo Delgado), cobre e bauxite, ainda na província central de Manica, para além de bentonite, no Maputo, gemas e pedras semipreciosas.
Na província central de Tete está em exploração carvão mineral energético e metalúrgico, constituindo maior reserva de carvão de coque de alta qualidade.