Os moradores de Louisiana limpavam os custosos danos deixados pelo furacão Isaac enquanto outras duas tempestades avançavam no oceano Atlântico, esta Sexta-feira (31), mas parecia improvável que essas atinjam o continente.
Prevê-se que a tempestade tropical Leslie vai passar ao nível dum furacão, esta Sexta-feira, afirmou o Centro Nacional de Furacões dos EUA, mas permanecerá no oceano.
Outra tempestade, o furacão Kirk, crescia com fortes ventos e poderia intensificar-se, disse o centro, mas, movimentando-se sobre o mar a cerca de 1.395 quilómetros da Bermuda, não apresentava riscos de atingir a terra e começaria a ficar mais fraco no Sábado.
A temporada de furacões impôs o primeiro teste às protecções contra inundações do Estado de Louisiana, instalados depois do furacão Katrina quase destruir Nova Orleans em 2005, com a passagem do Isaac pelo Estado exactamente sete anos depois.
O Isaac nunca chegou perto da força do Katrina, que era um furacão de categoria 3 quando atingiu Nova Orleans, no dia 29 de Agosto de 2005.
O Isaac, porém, deixou a maior parte de Louisiana inundada e sem energia, à medida que avançou para o norte perdendo força para uma depressão tropical.
O furacão ainda pode provocar fortes temporais e mais inundações nas regiões baixas antes de mover-se para a região central dos EUA, onde a chuva é muito necessária, nos próximos dias.
Cerca de 700.000 residências e comércios em Louisiana e Mississippi ainda estavam sem energia, Quinta-feira.
Estima-se que as perdas provocadas pelo furacão estão entre 500 milhões e 2 bilhões de dólares em danos terrestres cobertos por seguros, de acordo com estimativas de duas empresas que projectam danos para a indústria de seguros.