O edil de Maputo, David Simango, visitou e inaugurou, esta sexta-feira (16), no Distrito Municipal NkaMpfumu, os terminais multifuncionais, alguns dos quais cujas obras não estão totalmente concluídas.
Os terminais inaugurados sem que tenham concluídos são os da Ronil e do Museu. Nesta última o @verdade chegou bem cedo e constou que os carpinteiros corriam contra o tempo. As portas, contraplacadas, foram montadas às pressas.
De repente, David Simango fez-se ao local e os homens tiveram que interromper o seu trabalho para dar lugar à cerimónia de inauguração. Cortou-se então a fita cor-de-rosa que lá já havia e, de seguida, abriu-se o champanhe, com o qual posteriormente regou-se o chão.
No terminal há, para além de sanitários públicos, um quiosque no qual os utentes poderão adquirir lanches e outros produtos enquanto esperam pelo transporte.
De acordo com David Simango, as obras inauguradas constituem a segunda fase da construção de paragens multifuncionais.
Assim, afirmou, estava solucionado o problema da falta das casas de banho na via pública porque os munícipes não mais precisarão de recorrer às árvores nem às vias públicas para fazer necessidades biológicas.
Contudo, paga-se para usar as casas de banho ora inauguradas como forma de garantir a manutenção da infra-estrutura.
À Polícia Municipal foi dada, na ocasião, permissão para actuar contra aqueles que por ventura trocarem aquelas casas de banho pelas árvores ou por outros lugares públicos não aconselhados para necessidades biológicas.
Simango disse ainda que dentro de três anos serão construídos na urbe um total de 600 empreendimentos idênticos no âmbito da parceria público-privado.
No terminal situado na avenida Guerra Popular, na baixa da cidade, apenas efectou uma visita. O local está com uma parte pavimentada, na qual serão montados os bancos para os utentes e as estruturas metálicas. Na mesma situação encontra-se o terminal da paragem do Entreposto, na avenida 24 de Julho. Portanto, as obras estão ainda em curso.