Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Danish Satar, indiciado de raptos, extraditado para Moçambique

Danish Satar

Danish Abdul Satar, indiciado pelas autoridades judiciais pelo seu envolvimento nos raptos que desde 2011 acontecem nas principais cidades de Moçambique, desembarcou nesta quinta-feira(31) em Maputo, vindo da Itália onde foi detido pela Polícia Internacional (INTERPOL). Foragido desde Julho de 2012, Danish é filho do criminoso Asslam Satar – em fuga desde a década 90 após ter liderado com sucesso o rombo de 144 biliões de meticais (antiga família) no extinto Banco Comercial de Moçambique(BCM) -, e é sobrinho do cadastrado Momade Assif Abdul Satar(Nini), um dos mandantes do assassinato do jornalista Carlos Cardoso e cúmplice da fraude ao ex-BCM.

A detenção de Danish Satar aconteceu em finais de Outubro na cidade de Roma quando pretendia registar-se numa unidade hoteleira e o seu nome chamou atenção por constar da lista de cidadãos procurados pela INTERPOL.

O cidadão de nacionalidade moçambicana estava foragido desde Julho de 2012 quando deixou precipitadamente a capital de Moçambique, alegadamente com destino ao Dubai, um dia depois da Polícia ter detido sete cidadãos suspeitos de serem os autores materiais dos raptos que continuam a assolar as cidades de Maputo, Beira e Nampula.

Poucos dias antes Danish havia sido detido pela Polícia de Investigação Criminal mas um juiz não legalizou a sua prisão, alegadamente por falta de provas.

Danish é indiciado da prática dos crimes de sequestro/rapto e cárcere privado, sendo que os processos onde é acusado já estão a ser tramitados a nível dos órgãos de administração da Justiça.

Danish Satar é suspeito de ser intermediário entre os autores morais, que as autoridades policiais acreditam serem o seu pai (Asslam) e o tio (Nini), e os executores dos sequestros que não dão tréguas aos empresários em Moçambique.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts