Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Crocodilos matam quatro pessoas em Monapo

Quatro pessoas morreram no ano passado no município de Monapo, província de Nampula, vítimas de ataques de crocodilos no rio Monapo.

Esta situação, segundo o presidente do Conselho Municipal da Vila de Monapo, João Luís, deve-se à falta de um sistema de abastecimento de água potável, o que faz com que os munícipes recorram àquele rio em busca do líquido precioso, o que representa um perigo também para a saúde pois muitos são os casos de pessoas que contraem doenças devido ao consumo de água imprópria.

Ademais, muitas famílias sobrevivem da agricultura e pesca artesanal, actividades praticadas nas margens daquele rio. Segundo João Luís, “as pessoas deviam prestar mais atenção ao fazerem-se ao rio, quer seja para tomar banho, tirar água, pescar, ou mesmo para lavar roupa, pois é como se estivessem a invadir o espaço dos crocodilos, animais que têm estado nas bermas do rio à procura de alimentos. Quando vêem pessoas, atacam-nas”.

Para resolver este problema, o município de Monapo pretende, ainda este semestre, construir cinco furos de água, sendo três em escolas localizadas nos bairros do interior e os restantes dois em áreas próximas do rio. “Com a construção destes furos, esperamos reduzir o número de pessoas atacadas por crocodilos, que tem aumentado nos últimos tempos”.

Para a materialização deste plano, serão gastos pouco mais de 2.5 milhões de metias, valor a ser disponibilizado pelo Governo de Moçambique, em parceria com a Associação de Defesa e Património de Mertula, para além dos fundos provenientes das receitas municipais.

De referir que apenas 50 porcento dos 68 mil habitantes da município  de Monapo é que têm acesso à água potável.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts