O português Cristiano Ronaldo ganhou nesta quinta-feira a Bola de Ouro como melhor jogador do ano pela quinta vez, empatando com o rival Lionel Messi. Os dois são os jogadores que conquistaram a premiação por mais vezes.
Cristiano Ronaldo ganhou o prémio, distribuído pela revista France Football, pelo segundo ano consecutivo, depois de comandar o Real Madrid ao título espanhol com 25 golos e ao troféu da Liga dos Campeões, na qual marcou 12 golos, incluindo dois na vitória por 4 a 1 sobre a Juventus na final.
Ronaldo recebeu o troféu em uma cerimónia pomposa na Torre Eiffel na capital francesa, apresentada pelo ex-jogador francês David Ginola.
Messi ficou em segundo lugar, enquanto Neymar, do Paris Saint-Germain, terminou em terceiro. O guarda-redes italiano Gianluigi Buffon ficou em quarto lugar e o meio-campista do Real Luka Modric, em quinto. O meio-campista do Chelsea e da seleção francesa N‘Golo Kante foi o jogador do Campeonato Inglês mais bem classificado, chegando em oitavo, enquanto Harry Kane, do Tottenham Hotspur, ficou em 10º lugar.
Cristiano Ronaldo, que este ano também ajudou a selecção portuguesa a classificar-se para o Campeonato do Mundo de 2018, ganhou a primeira Bola de Ouro em 2008, quando jogava no Manchester United, e repetiu o feito em 2013, 2014 e 2016.
O atacante, de 32 anos, foi escolhido no mês passado o melhor jogador pela Fifa.
A premiação Bola de Ouro ocorreu pela primeira vez em 1956 e fez parceria com a Fifa de 2010 a 2015, até se tornar mais uma vez independente.
