Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Criancas abandonam escola para pastar

U m número não especificado de crianças em idade escolar, nos distritos de Moma e Mogovolas, têm vindo a abandonar os estudos devido ao seu envolvimento em actividades de pastagem de gado bovino, aliciados por alguns criadores daquela espécie animal naquilo que é considerado uso de mão de obra infantil.

A situação em causa regista-se com maior índice nos postos administrativos de Chalaua, em Moma, e Iulute, no distrito de Mogincual, onde, além da pastorícia, os menores são forçados a desenvolver actividades inadequadas às suas capacidades físicas, nomeadamente ligadas à tracção animal e escavações nas minas de Nathove e Mavuco, nos distritos de Mogovolas e Moma, respectivamente.

A inquietação foi avançada por alguns pais e encarregados de educação nos comícios populares orientados pela Primeira Dama da Republica, Maria da Luz Cuebuza, nos distritos de Moma e Mogincual, os quais pedem a intervenção do governo para a tomada de medidas em relação aos proprietários de gado que se têm envolvido nas referidas praticas.

A Primeira Dama do país, dirigindose à população presente nos comícios que orientou nos distritos de Moma e Mogovolas, condenou vigorosamente a situação e instou as autoridades de educação para fazerem o respectivo acompanhamento, com vista a pôr cobro imediato aos desmandos. E necessário que os meninos aprendam a pastar o gado porque faz parte da formação, mas é importante que essa actividade seja conciliada com as obrigações escolares.

Disse Maria da Luz Guebuza, que, entretanto, mostrou-se satisfeita pelo aumento do gado bovino naqueles pontos da província, tendo aconselhado a priorização do uso do gado para a tracção animal. Temos que trabalhar muito com as mulheres através do uso de carroças, afim de permitir o aumento de áreas de cultivo e, consequentemente, contribuir para o combate contra a pobreza absoluta no distrito e na província em particular. Alertou a Primeira Dama, observando que temos que nos empenhar para abolir, gradualmente, o uso de enxada de cabo curto, porque existem condições para a tracção animal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts