Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Criança vítima de violação sexual em Chicumabene, morre no HCM

Uma criança, que em vida respondia por Isaura (Isaurinha) Cuna, de pelo menos dez anos de idade, morreu, Quarta-feira, no Hospital Central de Maputo, transferida do Hospital de Xai-Xai, em Gaza, para melhor assistência, após ter sido violada sexualmente, supostamente pelo seu cunhado, identificado por Maciane Manhique, algures na sede do posto administrativo de Chicumbane, no distrito de Xai-Xai.

Segundo apurou o DM, a vítima foi violada e provavelmente espancada no bairro “5”, por volta das 20 horas de domingo, altura em que, na companhia de outras crianças do seu bairro, regressava de uma casa vizinha, depois de ter assistido a uma novela de TV.

O pai da criança revelou à Reportagem do DM que “o violador interceptou e chamou a sua cunhada (Isaurinha), separando-a das outras crianças e ordenou para que estas (crianças) se dirigissem para as suas casas”.

“E momentos depois, violou a minha filha. Isaurinha não podia desconfiar algo estranho naquele momento, primeiro pelo facto de ser criança e, segundo, porque Maciane é seu cunhado, marido da minha filha mais velha”, explicou Vasco Ncuna.

Ncuna explicou que só se apercebeu da ausência da filha em casa na manhã do dia seguinte, altura em que foi surpreendido por uma multidão no seu quintal, trazendo a filha, já violada e desfigurada.

“Além de se queixar das dores nos órgãos genitais, a minha filha apresentava sinais de golpes pelo resto do corpo e com a cabeça inchada. Nos órgãos genitais haviam sido introduzidos alguns objectos, incluindo um lenço de cerca de 20 centímetros quadrados, o que se supõe que, depois do acto (sexual), a intenção do violador era mesmo de matar a Isaurinha, tudo no sentido de evitar que esta o denunciasse junto dos pais e/ou das autoridades”, segundo o pai da vítima, Vasco Cuna.

“Acordei muito cedo e a caminho da machamba encontrei uma criança na rua e nua, deitada no chão e já sem forças para falar e /ou andar. Aproximei-me dela, senti que estava ainda com vida, ganhei coragem e logo tratei de a cubrir com a minha capulana, estava muito inchada e apresentava sinais de ter sido violada sexualmente”, disse a secretária do Bairro, Elisa Massingue, falando à nossa Reportagem na residência dos pais de Maciane Manhique, o suposto jovem violador.

A criança foi levada ao hospital provincial de Xai-Xai mas, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferida para o Hospital Central de Maputo, onde veio a perder a vida na manhã de quarta-feira, segundo explicou o pai da vítima, residente no bairro “5” de Chicumbane sede, a cerca de 14 quilómetros da cidade de Xai-Xai.

“Maciane está escondido numa casa de amigos, aqui no bairro. Durante a noite a família envia-lhe jantar. Ontem (anteontem) o criminoso havia sido capturado pelos agentes policiais, graças a denúncias populares. Mas depois fugiu das mãos”, contou Vasco Ncuna.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts