Uma criança de sexo feminino, de 12 anos de idade, perdeu a vida na sexta-feira vítima de um suposto envenenamento no bairro dos Pioneiros, na cidade da Beira, tendo sido o facto comunicado à Polícia da República de Moçambique (PRM) estacionada no posto de Massamba.
De acordo com o jornal Diário de Moçambique, que cita Mateus Mazibe, chefe da secção de imprensa no comando provincial da PRM de Sofala, a vítima, cuja identidade as autoridades decidiram omitir, encontrou a morte cerca das 22 horas daquele dia, depois de um jantar presumivelmente por ela preparado na companhia de mais duas menores, um dos quais de sexo masculino, de nove anos de idade.
O chefe da secção de imprensa acrescentou que até ao momento ainda não há informações claras sobre o sucedido nem o tipo do veneno que matou a criança. “As três crianças viviam na mesma casa sob tutela de uma tia e naquela noite esta encontrava-se em missão de serviço, razão pela qual era tarefa destas cozinhar naquele dia. Não se sabe como é que depois da refeição, que se suspeita tenha sido tomado pela menor de doze anos, esta viria a perder a vida”.
Mazibe, que igualmente não forneceu o nome da tia dos menores, disse que esta só veio a descobrir a morte da sua sobrinha no dia seguinte, quando acabava de chegar do serviço. “Espantada com a situação, ela chamou o pai da menina de nome. Depois de confirmar a morte da sua filha, ele contactou o posto policial da Massamba, onde foi aberto um auto-processual”, disse a fonte, acrescentado que, dada a gravidade do crime, a Polícia de Investigação Criminal (PIC) teve que recolher a comida para um laboratório, de modo a avaliar que tipo de droga terá sido administrada na referida refeição.
“Estes dados todos são necessários porque vão ajudar nas investigações até se chegar à verdade. Enquanto isso, também estamos a trabalhar com os responsáveis por estes menores para mais esclarecimentos”, disse. Casos que terminam em morte de crianças estão a aumentar na cidade da Beira, envolvendo menores que passam longos períodos do dia sozinhos. Na Manga Mascarenha, três crianças morreram carbonizadas no mês passado vítimas de um incêndio que deflagrou na casa onde se encontravam a brincar no bairro da Manga Mascarenha, na cidade da Beira.
Tratou-se de duas vítimas irmãs e um amiga. Elas estavam numa casa sem nenhum adulto, quando uma delas acendeu um fósforo. Este acabou provocando o incêndio, que as colheu de surpresa, e não puderam abandonar o local nem receber socorro a tempo, senão a quarta que se encontrava perto da porta dessa habitação. Entretanto, ao longo do final de semana a Polícia em Sofala registou um caso criminal e dois acidentes mortais, nos quais igual número de pessoas perdeu a vida na Beira e Chibabava.