Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Criado Concelho Regional da Ciência e Tecnologia

Estamos convictos que este órgão vai permitir que o sector da tecnologia produza resultados positivos para as comunidades nos desafios do combate contra a fome, além de realizar actividades institucionais.

Referiu Venâncio Massingue, ministro da Ciência e Tecnologia, por ocasião da criação do Conselho Regional da Ciência e Tecnologia, ao nível da região norte, que é composto por dez membros dos governos provinciais de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

De acordo com o ministro Massingue, o mencionado Conselho constitui um órgão colegial que concorre para a implementação das estratégias dos planos da agenda 2025 e do Programa Quinquenal do Governo concernente às tecnologias em Moçambique.

Criado à luz do Decreto nº 24/2007 de 5 de Julho, o Conselho Regional tem, entre outras tarefas, acompanhar as actividades do governo no âmbito das estratégias regionais e planos dos órgãos, particularmente do sector das inovações, e agregar mais parceiros para participarem activamente no processo da tecnologia a nível da região.

Competirá, ainda, ao Conselho Regional da Ciência e Tecnologia pronunciar-se sobre as propostas de regulamentos, normas e procedimentos administrativos do Centro Regional da Ciência e Tecnologia-Norte, entre outras actividades.

Venâncio Massingue, que presidiu à realização da primeira reunião constitutiva do referido órgão, lançou desafios para a assunção de maior responsabilidade e dinâmica na área das inovações. Instou, ainda, aos membros do órgão que, além de identificar e acarinhar as iniciativas dos inovadores nas comunidades, contribuam efectivamente para o desenvolvimento sócio-económico do país.

Reiteramos aos representantes do Conselho Regional da Ciência e Tecnologia a identificarem e encontrar mecanismos de apoio aos inovadores por forma a concorrerem no mundo das novas tecnologias.

Sublinhou Massingue, alertando, ainda, a importância dos nossos estabelecimentos de ensino superior adoptarem noções relacionadas com o empreendedorismo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts