Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Criada nova vacina contra a poliomielite

Uma nova vacina contra o vírus da poliomielite ajudou a reduzir o número de casos dessa doença em mais de 90%. Um estudo publicado pelo jornal médico The Lancet, mostra que a nova vacina é significativamente melhor na protecção de crianças contra a pólio do que a vacina que é usada neste momento. O Doutor Bruce Aylward, da Organização Mundial de Saúde, OMS, acredita que o novo medicamento pode finalmente irradicar a doença.

“Há algum tempo que estamos a tentar, sem sucesso, irradicar a pólio. Mas, com esta nova vacina, parece-me que conseguiremos isso num futuro breve.”

Nas últimas 2 décadas, gigantescas campanhas de vacinação levaram à redução de 125 para apenas 4 do número de países onde a pólio era uma doença endémica. Este sucesso ficou, em grande parte, a dever-se às existentes vacinas orais contra a pólio. A doença é causada por três tipos de vírus e as actuais vacinas atacam esses vírus de forma isolada ou em conjunto.

A nova vacina ataca apenas os dois tipos de vírus que continuam a circular nos países onde a pólio é endémica. Segundo o Doutor Bruce Aylward, testes feitos na Índia e na Nigéria no último ano mostraram resultados positivos. “O que vimos este ano foram importantes reduções de casos de pólio nos dois últimos países mais afectados. Na Nigéria, vimos uma redução de 98% e na Índia tivemos uma redução de mais de 90%.” P

ara além da Índia e da Nigéria, os outros dois países onde a pólio continua a ser uma endemia são o Paquistão e o Afeganistão. Contudo, ainda de acordo com o Doutor Bruce Aylward, a sua irradicação poderá ainda levar alguns anos. “Poderão ser necessários alguns anos até que se decida parar de usar as vacinas contra a pólio.

De qualquer das formas, o objectivo é termos um mundo sem crianças paralizadas por esta doença. E isso está agora mais perto de ser alcançado.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!