Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Criada fronteira Única entre Moçambique, Zâmbia e Malawi em Tete

Três postos de travessia da província de Tete vão passar a ter fronteira única a partir dos próximos meses, como forma a facilitar a movimentação de pessoas e bens.

O presidente do Triângulo de Desenvolvimento de Moçambique, Malawi e Zâmbia, Virgílio Ferrão, disse tratar-se das fronteiras de Calomwa, em Angónia, Casacatiza, no distrito de Chifunde e Zóbwe, em Moatize.

Virgílio Ferrão explicou que o projecto já foi aprovado no encontro dos representantes dos três países, havido em 2011 na província de Tete, tendo acrescentado que este ano haverá dois encontros, nomeadamente na Zâmbia e em Moçambique, para analisar o estágio das actividades do triângulo de desenvolvimento dos três países.

Os encontros vão contar com a participação dos Ministros da Indústria e Comércio dos três países e doadores do respectivo projecto.

A iniciativa, segundo Virgílio Ferrão, visa permitir a livre circulação de pessoas e bens e reduzir o tempo de espera no atendimento dos utentes das fronteiras entre os três países.

Disse ainda que em paralelo estão em estudo os projectos para a instalação de terminais rodoviários, como forma de reduzir as distâncias percorridas pelos residentes dos países do Interland, no escoamento dos produtos.

Ferrão explicou que o triângulo de desenvolvimento entre os três países abrange a província de Tete e os Corredores da Beira, Sena e Nacala, em Moçambique, Zâmbia e Malawi.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts