Três juízes e cinco funcionários seniores da magistratura judicial fazem parte de uma recém criada Comissão do Tribunal Supremo (TS) que tem como missão implementar o uso das novas tecnologias de informação nos tribunais em Moçambique.
Através de um Despacho do presidente d TS, Adelino Muchanga, foi criada no passado dia 6 de Fevereiro a Comissão de Modernização dos Serviços que tem, dentre várias, a responsabilidade de: “Fazer o acompanhamento da implementação de soluções tecnológicas, designadamente o SEIJE e o sistema de gravação de audiências”.
“Apresentar anteproposta de medidas legislativas a adoptar para o uso das tecnologias de informação e comunicação na actividade judicial” é outra responsabilidade desta Comissão encabeçada pelo Juiz Conselheiro Leonardo Simbine.
Fazem ainda parte da Comissão o Juiz Conselheiro Rafael Sebastião, o Dr. Jeremias Manjate, a Juíza Desembargadora Fátima Fonseca, a Dra. Margarida Macamo, a Dra. Fernanda Nehama e os informáticos Sérgio Chaguala e Jorge Quinirivo.