Alguns clubes desportivos moçambicanos representam uma autêntica vergonha: primeiro para o próprio desporto (futebol em particular) e segundo para a sua massa associativa, os adeptos que em si deposita(ra)m confiança por vezes desmedida e desfocada da realidade que só o desporto-Rei sabe explicar.
Em qualquer parte do mundo, os media desempenham um papel preponderante na divulgação e massificação do desporto e dos seus eventos. É através dos media que os adeptos (amantes e doentes) do futebol, por exemplo, ficam a par de tudo sobre os clubes, os seus bastidores e não menos importante, sobre as ocorrências dentro das 4 linhas. É este entendimento que se dá como “Corrompido” na cabeça de muitos compatriotas nossos que estão nas rédeas do nosso desporto. E isso nem se aprende na Escola, basta apenas crescer.
O Jornal @verdade esteve a fazer, desde finais de Fevereiro último, uma ronda pelos clubes que disputarão o Moçambola edição 2012 com o simples objectivo de recolher informação que seja útil para os leitores no geral e adeptos do futebol em particular. Esta informação, para além de ser um incentivo ao próprio adepto para que se possa sentir mais perto do seu clube de coração, ajudaria, outrossim, através da difusão, a tornar o nosso futebol mais atraente e muito mais competitivo. E no decurso dessa operação, os repórteres deste órgão de informação viram-se humilhados, marginalizados e inclusive injuriados por certos dirigentes de clubes que, pelo nome que carregam, deviam merecer o respeito de todos. Dos seus funcionários até já se esperava, talvez porque os repórteres não adiantaram com aquele “vais tomar um refresco” a que eles estão habituados.
Exigir uma carta dos media para recolha de informação até que se percebe. Mas aguardar duas semanas para obter uma resposta é anormal. Piora quando se é encaminhado a um presidente de gabinete que mal pára no clube porque “tem outras actividades mais importantes a desempenhar”; Que mal conhece o clube que dirige se não os nomes de um punhado de patrocinadores que pela busca de benefícios nem sequer se dão ao luxo de averiguar a quem cedem de bandeja o seu dinheiro. Dinheiro que provém dos impostos do pacato cidadão, no caso das empresas públicas. Um presidente que a primeira coisa a perguntar é: “qual é o assunto que te traz aqui?”. Para a seguir da explicação do repórter, responder que “venha na quinta-feira à tarde”.
Assusta o dirigente que diz que telefonicamente não pode ceder nenhum dado referente ao seu clube mesmo ciente da distância que o separa do repórter. É autenticamente pornográfico a uma instituição perder uma Carta Formal e ficar 3 semanas sem informar o seu emitente. É absolutamente insultuoso que um dirigente de clube responda ao repórter que está sem tempo e que o mesmo devia buscar os dados referentes ao seu clube em um outro órgão de informação que passou por lá pela manhã, mesmo ciente da concorrência desleal que existe neste país. Meia volta são esses dirigentes que se dão ao trabalho de endereçar cartas e informes às redacções dos órgãos de informação anunciando uma conferência de imprensa ou chegada de um reforço de plantel qualquer, novo treinador oriundo de Portugal entre chicotadas descabidas que a ninguém interessam.
Informar o adepto sobre o plantel do seu clube favorito não se trata de ilicitude nenhuma. A equipa do Jornal @verdade não esteve a cumprir agenda secreta nenhuma como uns apregoaram e nem sequer vai competir no Moçambola-2012 para ser tratado como um acérrimo adversário.
Mas uma coisa se aprendeu destes clubes que deviam ou extinguir-se ou afastar alguns senhores das posições que ocupam: Moçambique para além de ser um Estado Democrático é também juridicamente Burocrático – que não respeita a Imprensa.
Será que há quem ainda questiona sobre os porquês do futebol internacional ser o mais concorrido em termos de audiência em comparação com o moçambicano? Pois. Que se fixe bem isto: Não é necessariamente pela qualidade que é alta ou baixa num dos lados. É exactamente porque em Moçambique existem dirigentes desportivos com uma mentalidade excessivamente atrasada em vários anos-luz ao ponto de acharem que divulgar o plantel numa folha de jornal pode ser motivo de bruxaria contra os seus jogadores e condenar a equipa a maus resultados na época toda. Sinceramente! Meus senhores. Cresçam e apareçam!