Nos últimos dois anos, o crédito à economia moçambicana registou um crescimento de 40% como resultado da cobertura pela banca comercial de 52 distritos, contra 49 que, entre 2008 e 2009, tinham em funcionamento pleno aquele tipo de instituições financeiras.
A cobertura resultou da disponibilização de infraestruturas para redes de energia eléctrica, fibra óptica e expansão física dos balcões dos bancos comerciais para as zonas rurais, esforço desenvolvido para promoção da poupança e concessão de crédito ao sector privado.
O decorrente processo de bancarização da economia moçambicana culminou, em Março de 2010, com a operacionalização de 375 balcões dos bancos comerciais activos em Moçambique, cerca de 4940 POS, 631 ATM e 112 operadores de microcrédito, para além de cinco cooperativas de crédito.
Paralelamente àquelas acções, está em criação uma sociedade interbancária de serviços para gerir a infra-estrutura de rede de ATM e POS, bem como o desenvolvimento de mobile banking e outros produtos e serviços financeiros a custos baixos, “tirando vantagens das economias de escala resultantes da conjugação de sinergias”, segundo realça o Banco de Moçambique (BM) que está à frente do processo.