Cerca de 1 mês após o término da 2ª onda da pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus em Moçambique a taxa de positividade enfim começou a baixar. No entanto, nesta segunda-feira (24), novos surtos da covid-19 eclodiram pela Província da Gaza, nas cidades da Beira e Nampula e nos distritos de Govuro e Mecanhelas.
O Ministério da Saúde revelou que a taxa de positividade da covid-19, que desde Abril estava situada nos 13 por cento, enfim desceu e na semana finda foi de 12,9 por cento com maior incidência nas províncias do Niassa, 5,3 por cento, Zambézia, 3,5 por cento, e na Província de Maputo, 1,9 por cento.
Nas últimas 24 horas foram identificados 16 novos indivíduos com o SARS-CoV2 – entre eles 15 moçambicanos e um estrangeiro, todos em resultado de transmissões locais -, que elevaram para 70.606 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que novos surtos eclodiram pela Província de Gaza com um novo infectado no Município do Chókwè, um no Distrito do Limpopo, um no Município de Chibuto e um no Distrito de Mabalane.
Novos surtos foram também diagnosticados na Província de Inhambane, um no Distrito de Govuro, na Província de Sofala, um infectado na Cidade da Beira, e na Província do Niassa, com um novo infectado no Distrito de Macanhelas.
Foram ainda detectados cinco novos infectados pela Cidade de Maputo, três na Cidade de Nampula e um na Cidade da Matola.