A pandemia respiratória voltou a matar em Moçambique, desta vez dois jovens na Cidade de Maputo e na Província de Gaza. Nesta sexta-feira(08) novos surtos da covid-19 eclodiram pelas províncias de Nampula e Cabo Delgado.
O Ministério da Saúde(MISAU) actualizou para 1.921 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia após a notificação de dois óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, ambos do sexo feminino, nacionalidade moçambicana e de 33 e 44 anos de idade.
“Os dois óbitos foram declarados no dia 7/10/2021” indica o MISAU que refere estarem internados nos covidários 19 pacientes no seguimento de um novo internamento e de três altas hospitalares.
Entretanto os casos activos reduziram para 1.163 embora tenham sido identificados 36 novos positivos para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais e entre eles 32 moçambicanos, que elevaram para 150.935 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apuro que novos surtos eclodiram pela Província de Cabo Delgado com um novo infectado no Distrito de Metuge, dois no Distrito de Mecufi, dois no Município de Chiúre e nove na Cidade de Pemba.
Na Província de Nampula foram diagnosticados um novo infectado no Município de Malema, dois no Distrito de Monapo e oito na Cidade de Nampula. Outros infectados foram detectados: seis na Cidade de Maputo, um no Distrito de Chicualacuala, um no Município de Chibuto, um na Cidade de Chimoio, um na Cidade de Tete e um na Cidade de Lichinga.