Em mais um dia onde não houve testagem em quatro províncias novos surtos da covid-19 foram identificados neste sábado (03) pela Cidade e Província de Maputo e pela Província de Nampula. A pandemia respiratória matou mais quatro moçambicanos, dois deles na Província do Niassa.
O Ministério da Saúde (MISAU) reviu para 782 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia em Moçambique após a notificação de dois óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo e na Província do Niassa.
Três eram “pacientes do sexo masculino e um paciente do sexo feminino, todos de nacionalidade moçambicana, cujas idades variam de 49 a 74 anos de idade. Destes, um óbito foi declarado no dia 25/03/2021, um óbito foi declarado no dia 27/03/2021 e dois óbitos foram declarados no dia 3/04/2021”, detalha o Boletim Epidemiológico do MISAU.
Com estes óbitos, oito novos internamentos e quatro altas hospitalares estão internados nos covidários do país 79 doentes, a maioria nos Centros de Internamento da covid-19 e em outras Unidades Hospitalares na Cidade de Maputo.
Apesar de não ter havido testagem de novos casos suspeitos nas províncias de Gaza, Sofala, Manica, Zambézia e Niassa o país passou a ter um cumulativo de 68.005 casos positivos com a detecção, nas últimas 24 horas, de 82 infectados pelo SARS-CoV2 – entre eles 80 moçambicanos e um estrangeiro -, todos em resultado de transmissões locais.
Novos surtos eclodiram pela Cidade de Maputo onde foram diagnosticados 22 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo, 14 no Distrito Municipal de Kalhamanculo, sete no Distrito Municipal de Kamaxakeni, cinco no Distrito Municipal de Kamavota e um no Distrito Municipal de Katembe.
Pela Província de Nampula foram identificados 17 novos infectados na Cidade de Nampula e um no Distrito de Nacala-à-Velha.
Outros surtos foram detectados pela Província de Maputo com três novos infectados no Distrito de Matutuíne, dois no Município de Boane, um no Distrito de Marracuene e um no Distrito da Moamba.