A pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus fez mais uma vítima mortal em Moçambique, trata-se de um jovem na Cidade de Maputo. Nesta terça-feira (08) novos surtos da covid-19 eclodiram nas províncias de Maputo, Sofala, Tete e Nampula.
O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (MISAU) indica que testando 521 casos suspeitos mais 20 indivíduos testaram positivo para o SARS-Cov-2 nas últimas 24 horas – entre eles 18 moçambicanos e um estrangeiro, todos em resultado de transmissões locais – que elevaram para 71.165 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que novos surtos eclodiram pela Província de Tete com cinco novos infectados na Cidade de Tete e um no Distrito de Cahora-Bassa.
Foram ainda detectados outros surtos com oito novos infectados na Cidade de Maputo, três na Cidade da Beira, dois no Distrito de Marracuene e um na Cidade de Nampula.
Segundo o MISAU estão internados nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras Unidades Hospitalares 19 pacientes após o registo de uma alta e dois novos internamentos hospitalares.
Entretanto ascendeu a 839 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia após a notificação de mais um óbito em paciente infectado pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo. “Trata-se de um paciente de sexo feminino, de nacionalidade moçambicana e de 43 anos de idade, cujo óbito foi declarado no dia 7/06/2021”.