Após vários dias de poucas centenas de novos infectados, nesta sexta-feira (19) novos surtos da covid-19 foram diagnosticados nas cidades de Maputo e Nampula e nas províncias de Maputo e Niassa. A pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus matou mais três moçambicanos.
Moçambique chegou aos 65.799 casos positivos com a identificação, nas últimas 24 horas, de 347 novos infectados pelo SARS-CoV-2 – 340 moçambicanos e seis estrangeiros -, todos em resultado de transmissões locais.
Pela Cidade de Maputo foram detectados 94 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo, 15 no Distrito Municipal de Kamavota, cinco no Distrito Municipal de Kamaxakeni, cinco no Distrito Municipal de Kamubukwana e quatro no Distrito Municipal de Kanlhamanculo.
Na Província de Maputo foram diagnosticados 25 novos infectados na Cidade da Matola, 19 no Distrito de Marracuene, sete no Município de Boane e quatro no Município da Namaacha.
Pela Província do Niassa foram identificados 26 novos infectados na Cidade de Lichinga, quatro no Distrito de Metarica e dois no Distrito de Majune.
Outros surtos foram detectados: 44 novos infectados na Cidade de Nampula, 26 na Cidade de Quelimane, 21 na Cidade da Beira, 19 pela Província de Tete, 14 pela Província de Inhambane, seis pela Província de Gaza, quatro na Cidade do Chimoio e três na Cidade de Pemba.
Apesar do aumento de novos casos positivos nos covidários os internados reduziram para 146 após o registo de dez novos internamentos e 18 altas hospitalares.
O Ministério da Saúde actualizou para 740 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia após a notificação de mais três óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo, “todos eram do sexo masculino e de nacionalidade moçambicana e que tinham 56, 57 e 61 anos de idade. Destes, dois óbitos foram declarados no dia 18/03/2021 e um óbito foi declarado no dia 19/03/2021”.