A pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus matou mais dois jovens, um adulto e um idoso em Moçambique. Nesta terça-feira(22) novos surtos da covid-19 eclodiram na Cidade de Maputo e pelas províncias de Inhambane, Sofala, Tete, Niassa e Cabo Delgado.
O Ministério da Saúde(MISAU) actualizou para 852 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia com a notificação de quatro óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo e nas províncias de Inhambane e Tete. “Dois eram do sexo masculino e dois do sexo feminino, todos de nacionalidade moçambicana e que tinham 30, 36, 59 e 79 anos de idade. Os óbitos foram declarados nos dias 20/06/2021, 21/06/2021 e dois no dia 22/06/2021”.
Nas últimas 24 horas quase duplicou para 78 o número de pacientes internados nos covidários com o registo de 22 novos internamentos e de dez altas hospitalares.
Entretanto o MISAU diagnosticou mais 198 indivíduos positivos para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais, entre eles 183 moçambicanos que aumentaram para 72.775 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que na Cidade de Maputo foram diagnosticados 98 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo, 27 no Distrito Municipal de Kamavota e cinco no Distrito Municipal de Kamaxaqueni.
Na Província de Tete novos surtos foram detectados com 19 novos infectados na Cidade de Tete, quatro no Distrito de Macanga, um no Distrito de Moatize e um no Distrito de Chiúta.
Pela Província de Inhambane novos surtos eclodiram com cinco novos infectados no Município da Maxixe, dois no Distrito de Zavala, um na Cidade de Inhambane e um no Distrito de Inhassoro.
Outros surtos foram diagnosticados com 12 novos infectados na Cidade da Matola, oito na Cidade da Beira, quatro na Cidade do Chimoio, quatro na Cidade de Lichinga, dois na Cidade de Pemba, um na Cidade de Quelimane, um no Distrito de Nhamatanda, um no Distrito de Chibuto e um no Distrito de Marracuene.