Mais nove moçambicanos não resistiram ao novo coronavírus e morreram devido a pandemia respiratória. Nesta quarta-feira(25) novos surtos da covid-19 eclodiram pela Cidade de Maputo e na Província de Nampula.
O Ministério da Saúde(MISAU) actualizou para 1.822 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia no país com a notificação de mais nove óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus, todos moçambicanos.
Seis óbitos ocorreram na Cidade de Maputo, um na Província de Maputo, um na Província da Zambézia e um na Província do Niassa sendo que as vítimas mortais do sexo feminino tem 52 e 72 anos de idade e as sexo masculino tem 45, 58, 62, 65, 67, 80 e 83 anos de idade.
“Destes, seis óbitos foram declarados no dia 24/08/2021 e três declarados no dia 25/08/2021”, indica o Boletim Epidemiológico que refere terem reduzido para 164 os pacientes internados nos covidários na sequência de 17 novos internamentos e de 31 altas hospitalares.
Atingiu 144.032 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique após a detecção de mais 377 indivíduos que testaram positivo para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais, entre eles 368 moçambicanos.
Na Cidade de Maputo voltaram a aumentar os casos activos, para 4.224, com três novos infectados no Distrito Municipal de Kanlhamanculo, seis no Distrito Municipal de Kamaxaqueni, dez no Distrito Municipal de Kamubukwana e 82 no Distrito Municipal de KamPfumo.
Pela Província de Maputo reduziram para 4.777 os casos activos com um novo infectado no Distrito de Marracuene, quatro no Município da Manhiça, onze no Município da Namaacha e 16 na Cidade da Matola.
Nampula é a terceira província com o maior número de casos activos, 1.411, com o diagnóstico de um novo infectado no Distrito de Murrupula, dois no Distrito de Mossuril, dois no Município da Ilha de Moçambique, dois no Distrito de Mogovolas, quatro no Distrito de Malema, cinco no Distrito de Moma, nove no Distrito de Lalaua e 33 na Cidade de Nampula.
Baixaram para 1.030 os casos activos na Província de Inhambane onde foram identificados um novo infectado no Município de Vilankulo, dois no Distrito de Zavala, três no Distrito de Panda, três no Distrito de Inhassoro, cinco no Distrito de Homoíne, cinco no Município da Maxixe, 17 no Município da Massinga e 33 na Cidade de Inhambane.
Outros surtos eclodiram com 14 novos infectados na Cidade de Pemba, 14 no Distrito de Majune, 13 na Cidade de Xai-Xai, 12 no Município de Milange, oito no Município do Chókwè, sete na Cidade da Beira, seis no Município da Maganja da Costa, cinco na Cidade de Quelimane, cinco no Município de Montepuez, cinco na Cidade de Lichinga, cinco no Município de Mandlakazi, quatro no Município de Alto Molócue, três no Distrito de Ngauma, três no Distrito de Metuge, dois no Distrito de Limpopo, dois na Cidade de Tete, dois no Distrito de Namuno, dois no Distrito de Gilé, dois no Distrito de Muembe, dois no Distrito de Chiúre, um no Distrito de Mandimba, um no Distrito de Bilene, um no Distrito de Angónia, um no Distrito de Mecanhelas, um no Distrito de Guijá, um no Distrito de Ile e um no Distrito de Chimbonila.