Novos surtos da covid-19 eclodiram pela Cidade de Maputo e em vários distritos das províncias de Inhambane, Maputo, Zambézia e Nampula. Nesta sexta-feira (05) as autoridades sanitárias anunciaram os óbitos de mais seis moçambicanos devido a pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus.
O Ministério da Saúde (MISAU) actualizou para 680 o total de vítimas mortais da pandemia após a notificação de quatro óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo, um na Província de Gaza e outro na Província da Zambézia.
“Cinco eram pacientes do sexo masculino e um paciente do sexo feminino, todos de nacionalidade moçambicana, cujas idades variam entre 32 e 71 anos. Destes, um óbito foi declarado no dia 3/03/2021 e cinco óbitos foram declarados no dia 4/03/2021”, detalha o boletim epidemiológico do MISAU desta sexta-feira (05).
Nas últimas 24 horas ascendeu a 61.529 o cumulativo de casos positivos em Moçambique com a identificação de 359 novos infectados – 350 moçambicanos e cinco estrangeiros -, todos em resultado de transmissões locais.
O @Verdade apurou que grande parte dos novos doentes foi diagnosticada na Cidade de Maputo, 73 no Distrito Municipal de KamPfumo, 12 no Distrito Municipal de Kamaxakeni, onze no Distrito Municipal de Kamavota, onze no Distrito Municipal de Kamubukwana, oito no Distrito Municipal de Kanlhamanculo e um Distrito Municipal de Kanyaka.
Pela Província de Inhambane foram detectados 16 novos infectados na Cidade da Maxixe, 14 na Cidade de Inhambane, onze no Distrito Funhaloro, dois no Município da Massinga, sete no Distrito de Inharrime, três no Distrito de Homoíne e dois no Distrito de Zavala.
Pela Província de Maputo foram identificados 21 novos infectados na Cidade da Matola, 13 no Município de Boane, 13 no Distrito de Marracuene, sete no Município da Namaacha, um no Distrito da Moamba e outro no Distrito de Matutuíne.
O MISAU diagnosticou ainda 46 novos infectados pela Província da Zambézia, 30 pela Província de Cabo Delgado, 27 pela Província de Nampula, onze na Cidade do Chimoio, oito pela Província de Tete, três na Cidade de Lichinga e um na Cidade do Xai-Xai.
Manteve-se em 181 o total de doentes nos covidários, embora nas últimas 24 horas tenham sido registados 21 novos internamentos e 16 altas hospitalares.