A pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus fez mais duas vítimas mortais em Moçambique, uma delas notificada neste domingo (25). Sem testar casos suspeitos em seis províncias as autoridades sanitárias identificaram nesta segunda-feira (26) novos surtos da covid-19 nas cidades de Maputo, Inhambane, Chimoio e Quelimane.
Ascenderam a 809 as vítimas mortais da pandemia após a notificação de mais dois óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo, “ambos do sexo feminino e de nacionalidade moçambicana e de 42 e 56 anos de idade. Os óbitos foram declarados nos dias 25/04/2021 e 26/04/2021”.
De acordo com a Directora Nacional Adjunta de Saúde Pública, Dra. Maria Beningna Matsinhe, nas últimas 24 horas foram registados seis novos internamentos e duas altas hospitalares que elevaram para 42 os pacientes actualmente nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras Unidades Hospitalares.
Sem testar novos casos suspeitos nas províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Tete, Sofala e Maputo o Ministério da Saúde diagnosticou apenas 50 novos infectados pelo SARS-CoV-2 – entre eles 47 moçambicanos e dois estrangeiros -, todos em resultado de transmissões locais que aumentaram para 69.715 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique desde Março de 2020.
O @Verdade descortinou que testando casos suspeitos residuais na Cidade de Maputo foram detectados surtos com 26 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo, sete no Distrito Municipal de Kamavota, um no Distrito Municipal de Kamaxaqueni e um no Distrito Municipal de Kanlhamanculo.
Outros surtos foram identificados com cinco infectados na Cidade de Inhambane, quatro na Cidade do Chimoio, dois na Cidade de Quelimane, um no Distrito de Gilé, um na Cidade da Matola e outro no Município de Boane.