O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou que a covid-19 causou a morte de mais três moçambicanos, os óbitos ocorreram na segunda-feira (12) mas só foram tornados público nesta terça-feira (13). Com a 2ª onda ainda em desaceleração novos surtos da pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus eclodiram pela Cidade de Maputo e nas províncias de Gaza, Tete e Nampula.
“Queremos lamentar a notificação de três óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus; todos do sexo masculino e de nacionalidade moçambicana, que tinham 31, 70 e 83 anos de idade. Os três óbitos foram declarados no dia 12/04/2021”, revela o Boletim Epidemiológico do MISAU que actualizou para 794 as vítimas mortais da pandemia em Moçambique onde voltaram a reduzir os internados nos covidários para apenas 45 doentes.
Testando menos de metade da capacidade instalada foram identificados 79 novos infectados pelo SARS-CoV2, todos de nacionalidade moçambicana e em resultado transmissões locais que elevaram para 68.871 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique desde Março de 2020.
O @Verdade descortinou que na Cidade de Maputo eclodiram novos surtos com 28 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo, quatro no Distrito Municipal de Kamaxaqueni, dois no Distrito Municipal de Kamavota, um no Distrito Municipal de Kanlhamanculo e um no Distrito Municipal de Kamubukwana.
Pela Província de Gaza novos surtos foram detectados com seis infectados na Cidade de Xai-Xai, cinco no Distrito do Limpopo, dois no Distrito de Guijá e um no Município de Mandlakazi.
Outros surtos foram diagnosticados com dez infectados pela Província de Nampula, dez na Província de Tete, três pela Província de Cabo Delgado, três pela Província de Sofala e um na Cidade do Chimoio.