Em intervalo entre a 2ª para a 3ª vaga novos surtos da a pandemia da covid-19 eclodiram nas cidades de Maputo, Chimoio, Matola, Boane e em cinco distritos da Província do Niassa.
As autoridades sanitárias identificaram nas últimas 24 horas 42 novos infectados pelo SARS-CoV-2 – entre eles 40 moçambicanos e dois estrangeiros -, todos em resultado de transmissões locais que elevaram para 69.804 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade descortinou surtos pela Cidade de Maputo com cinco novos infectados no Distrito Municipal de Kanlhamanculo, três no Distrito Municipal de KamPfumo, um no Distrito Municipal de Kamavota e um no Distrito Municipal de Kamaxaqueni.
Pela Província de Maputo foram identificados cinco novos infectados na Cidade da Matola, quatro no Município de Boane e um no Município da Manhiça. Novos surtos eclodiram pela Província do Niassa com três novos infectados no Distrito de Mandimba, um na Cidade de Lichinga, um no Distrito do Lago, um no Distrito Mecanhelas e um no Distrito de Ngauma.
Outros surtos foram detectados com sete novos infectados na Cidade do Chimoio, quatro na Cidade de Nampula, dois no Município de Vilankulo e um no Município do Dondo.
O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde indica que nas últimas 24 horas foram registados nove novos internamentos e quatro altas hospitalares que aumentaram para 42 o número de pacientes nos covidários em Moçambique.