Novos surtos da covid-19 eclodiram na Cidade de Maputo e em vários distritos das províncias de Nampula, Niassa e Inhambane. Nesta quarta-feira (07) não foi anunciada nenhuma vítima mortal da pandemia e voltaram a reduzir os pacientes nos covidários.
O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou que “nas últimas 24h, o país voltou a não notificar a ocorrência de óbito em pacientes infectados pelo novo coronavírus”, foram registados três novos internamentos e nove altas hospitalares que reduziram para 68 os pacientes actualmente nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras Unidades Hospitalares.
Entretanto, sem testar novos casos suspeitos em duas províncias, mais 139 novos doentes foram identificados – entre eles 135 são moçambicanos e quatro são estrangeiros -, todos em resultado de transmissões locais e elevaram para 68.431 o cumulativo de casos positivos em Moçambique desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que novos surtos eclodiram pela Cidade de Maputo com a detecção de 41 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo, onze no Distrito Municipal de Kanlhamanculo, quatro no Distrito Municipal de Kamavota e dois no Distrito Municipal de Kamubukwana.
Pela Província de Nampula eclodiram surtos com nove novos infectados na Cidade de Nampula, oito no Município de Nacala-Porto, quatro no Distrito de Nacala-à-Velha, três no Distrito de Murrupula e dois no Distrito de Meconta.
Outros surtos foram diagnosticados pela Província do Niassa com dez novos infectados no Distrito de Mecanhelas, cinco no Distrito de Mandimba, quatro no Município de Cuamba e três na Cidade de Lichinga.
Pela Província de Inhambane foram identificados novos surtos com três novos infectados no Distrito de Zavala, um no Município de Vilanculo e outro no Distrito de Funhaloro.
Foram também detectados onze novos doentes na Cidade de Quelimane, sete na Cidade da Beira, quatro no Município de Boane, três no Distrito de Marracuene, dois na Cidade de Tete e um na Cidade do Chimoio.