Moçambique ultrapassou os 78 mil casos positivos da covid-19, esta sexta-feira(02), após a detecção de mais oito centenas de novos infectados, a maioria são jovens residentes na Cidade de Tete, no Distrito Municipal de KamPfumo, na Cidade do Chimoio, na Cidade da Matola, na Cidade da Beira e no Distrito de Moatize. A pandemia respiratória causou a morte de mais dois jovens e dois idosos.
Ascende a 78.074 o cumulativo de casos positivos registados no país, desde Março de 2020, após a identificação nas últimas 24 horas de 869 indivíduos positivos para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais, entre eles 853 moçambicanos, dos quais 610 com idades entre os 15 e os 44 anos.
A Província de Tete ultrapassou o milhar de casos positivos tendo pela primeira vez diagnosticado mais casos positivos do que qualquer outra região sendo dois novos infectados no Distrito de Macanga, três no Distrito de Cabora Bassa, quatro no Distrito de Marara, cinco no Distrito de Angónia, seis no Distrito da Marávia, seis no Distrito de Tsangano, seis no Distrito de Mágoe, sete no Distrito de Doa, 17 no Distrito de Chiúta, 19 no Distrito de Mutarara, 29 no Município de Moatize, 31 no Distrito de Changara e 137 na Cidade de Tete.
Pela Cidade de Maputo foram identificados dois novos infectados no Distrito Municipal de Katembe, três no Distrito Municipal de Kamaxaqueni, nove no Distrito Municipal de Kamubukwana, 21 no Distrito Municipal de Kamavota, 41 no Distrito Municipal de Kanlhamanculo e 136 no Distrito Municipal de KamPfumo.
Na Província de Maputo foram detectados seis novos infectados no Município de Boane, 28 no Distrito de Marracuene, 49 no Município da Manhiça e 61 na Cidade da Matola.
O @Verdade apurou que outros surtos eclodiram com 66 novos infectados na Cidade do Chimoio, 53 na Cidade da Beira, 29 na Cidade do Xai-Xai, 14 no Município do Chókwè, 13 na Cidade de Quelimane, dez no Distrito de Caia, nove na Cidade de Lichinga, cinco no Distrito de Homoíne, três no Distrito de Bilene, três no Município de Vilankulo, três na Cidade de Nampula, dois no Distrito de Mecanhelas, um no Município de Nacala-Porto, um no Distrito de Mossuril, um no Distrito de Inharrime e um na Cidade de Inhambane.
O Ministério da Saúde(MISAU) actualizou para 888 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia após a notificação de mais quatro óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus, dois do sexo masculino (com 32 e 38 anos de idade) e dois do sexo feminino(com 50 e 65 anos de idade), todos de nacionalidade moçambicana.
“Destes óbitos, dois foram notificados no dia 30/06/2021, um no dia 01/07/2021 e um no dia 2/07/2021” revela o Boletim Epidemiológico do MISAU que indica continuarem internados nos covidários 199 pacientes na sequência de 34 novos internamentos e de 29 altas hospitalares.