Moçambique ultrapassou a fasquia de três centenas de óbitos pela covid-19. Mais sete centenas de infectados pelo novo coronavírus foram identificados neste domingo (24), maioria no Distrito Municipal de KamPfumo e na Cidade de Inhambane, num dia em que foi registado um novo recorde de doentes da pandemia respiratória sob cuidados hospitalares.
O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou o registo de mais oito vítimas mortais de pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo e na Província da Zambézia, que elevaram para 305 o cumulativo de vítimas mortais no país. Foi o 6º óbito registado na Província da Zambézia e o 245º na Cidade de Maputo.
Os mais recentes óbitos eram “quatro pacientes do sexo masculino e igual número do sexo feminino, todos de nacionalidade moçambicana e cujas idades variam entre 28 e 66 anos de idade. Destes, óbito foi declarado no dia 22/01/2021, seis óbitos foram declarados no dia 23/01/2021 e um óbito foi declarado no dia 24/01/2021”.
O boletim epidemiológico do MISAU indica que “nas últimas 24 horas, 790 indivíduos testaram positivo”, todos em resultado de transmissões locais, que aumentaram para 32.418 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique desde Março de 2020. Entre os novos doentes 780 são moçambicanos, três são estrangeiros e sete são de nacionalidades ainda por apurar.
O Distrito Municipal KamPfumo continua a ser a região que mais casos diagnostica todos os dias tendo nas últimas 24 horas identificado mais 273 infectados e continua a ter 94 por cento dos 15.787 casos positivos registados na Cidade de Maputo.
O @Verdade apurou que na Cidade de Inhambane continua a ressentir-se dos efeitos do turismo durante a passagem de ano e detectou 258 novos infectados, um recorde em 24 horas que subiu para 1.408 o cumulativo de casos positivos na Província de Inhambane.
As autoridades sanitárias identificaram a eclosão de outros surtos novos da pandemia: 71 infectados na Cidade de Xai-Xai, 61 infectados na Cidade de Quelimane, 60 infectados na Cidade da Matola, 36 infectados na Cidade de Tete, 18 infectados na Cidade da Beira, 12 infectados na Cidade de Lichinga e um infectado na Cidade do Chimoio.
Novo recorde de doentes da pandemia em cuidados hospitalares
“Nas últimas 24h registamos um total de vinte e cinco (25) novos internamentos e doze (12) altas hospitalares”, refere o boletim epidemiológico do MISAU que actualiza para 232 os doentes actualmente nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras Unidades Hospitalares.
O @Verdade descortinou que aumentaram para 183 os internados na Cidade de Maputo e duplicaram para 14 os doentes internados na Província de Tete.
Mantiveram-se os nove internados na Província de Maputo, os cinco internados na na Província de Gaza, os três internados na Província de Sofala assim como os dois internados nas províncias de Inhambane e Manica.
Na Província de Nampula reduziram para sete os doentes internados tal como reduziram para seis na Província da Zambézia e para um na Província de Cabo Delgado.