No primeiro dia do novo semi-confinanento em Moçambique o cumulativo de casos positivos da pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus ultrapassou a fasquia dos 43 mil. Nesta sexta-feira (05) mais nove doentes pereceram de covid-19 na Cidade de Maputo e nas províncias de Tete e Maputo. Nas últimas 24 horas o país registou um novo máximo de doentes nos covidários.
O Ministério da Saúde (MISAU) actulizou para 436 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia respiratória que surgiu na China em 2019 após terem sido notificados mais nove óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus, cinco na Cidade de Maputo, dois na Província de Tete e outros dois na Província de Maputo.
O boletim epidemiológico do MISAU detalha que seis pacientes eram do sexo masculino e três do sexo feminino, “todos de nacionalidade moçambicana e cujas idades variam entre 26 e 83 anos de idade. Destes, um óbito foi declarado no dia 27/01/2021, um óbito foi declarado no dia 28/01/2021 e sete óbitos foram declarados no dia 04/02/2021”.
Apesar das fatalidades e do registo de 39 altas hospitalares Moçambique atingiu nas últimas 24h um novo máximo de doentes internados nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras Unidades Hospitalares: 342.
Nos covidários da Cidade de Maputo estão internados 255 pacientes, na Província de Maputo 23 doentes, na Província de Sofala 17 pacientes, na Província da Zambézia 12 doentes, na Província de Inhambane 12 pacientes, na Província de Tete dez doentes, na Província de Gaza sete pacientes, na Província de Cabo Delgado dois doentes, na Província de Nampula dois pacientes, na Província de Manica um doente e na Província do Niassa outro doente.
Entretanto o país chegou aos 43.184 casos positivos registados desde a eclosão da pandemia após terem sido diagnosticados nas últimas 24 horas mas 696 indivíduos infectados pela covid-19, todos em resultado de transmissões locais, sendo 663 moçambicanos e 21 estrangeiros.
O @Verdade apurou que 358 dos novos infectados foram identificados no Distrito Municipal de KamPfumo, aumentando para 20.350 o cumulativo de casos positivos na Cidade de Maputo.
Uma explosão de 132 novos infectados foi detectada na Cidade da Beira, elevando para 1.757 o total de casos positivos registados na Província de Sofala.
Foram ainda diagnosticados novos surtos da pandemia com 60 infectados na Cidade da Matola, 42 infectados na Cidade de Pemba, 36 infectados na Cidade de Manica, 24 infectados na Cidade de Tete, 20 infectados na Cidade de Nampula, onze infectados na Cidade de Inhambane, dez infectados na Cidade de Quelimane e três novos infectados na Cidade de Xai-Xai.