Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Covid-19: Moçambique ultrapassa 25 mil positivos com explosão de novas de infecções em Maputo, Matola, Quelimane, Manhiça e Beira; adultos e idoso morrem na Cidade e Província de Maputo

coronavirus1501-maputo-cidade

Moçambique ultrapassou, nesta sexta-feira (15), a barreira dos 25 mil casos positivos da pandemia respiratória causada pelo SARS-CoV-2 após a explosão de novas infecções em Maputo, Matola, Quelimane, Manhiça e Beira. Mais quatro adultos e um idoso morreram de covid-19 na Cidade e Província de Maputo.

As autoridades sanitárias identificaram 735 novos infectados pela covid-19, todos em resultado de transmissões locais, que elevaram para 25.004 o cumulativo de casos positivos registados no país desde Março de 2020.

Entre os novos doentes 718 são moçambicanos, um é sul-africano, um é brasileiro, um é cubano, um é suíço, um é chinês e “há ainda 12 casos que são indivíduos de nacionalidades ainda por apurar”, indica o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde (MISAU).

O Distrito Municipal de KamPfumo continua a liderar o diagnostico de novos doentes, nas últimas 24 horas foram detectados 243 infectados que aumentaram para 12.776 o total de casos positivos na Cidade de Maputo.

Na Província de Maputo o cumulativo subiu para 4.045 casos positivos com a identificação de 148 infectados na Cidade da Matola e outros 89 no Município da Manhiça.

Na Cidade de Quelimane foram diagnosticados 98 novos doentes que elevaram para 1.560 o total de casos positivos na Província da Zambézia.

Na Província de Sofala o cumulativo cresceu para 896 casos positivos com a detecção de mais 53 infectados na Cidade da Beira.

Foram também diagnosticados novos surtos na Cidade do Chimoio, com 48 novos infectados, na Cidade de Pemba, com 23 novos infectados, na Cidade de Tete, com 20 novos infectados, na Cidade de Lichinga, com oito novos infectados, e na Cidade de Nampula, com cinco novos infectados.

Entretanto o MISAU anunciou o registo de cinco novos óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus, “dos quais três óbitos nas províncias de Maputo e dois óbitos na Cidade de Maputo. Trata-se de quatro pacientes do sexo masculino, de 43, 48, 58 e 65 anos de idade e um paciente do sexo feminino, de 42 anos de idade. Todos são indivíduos de nacionalidade moçambicana e evoluíram para óbito após o agravamento do seu estado de saúde durante o período de internamento em unidades hospitalares na Província e Cidade de Maputo. Destes, um óbito foi declarado no dia 08/01/2021, três óbitos foram declarados no dia 14/01/2021 e um óbito foi declarado no dia 15/01/2021”.

Moçambique chegou aos 216 óbitos por esta pandemia respiratória, descoberta na China em 2019, dos quais 171 registados na Cidade de Maputo e dez na Províncias de Maputo. As novas vítimas aumentaram para 116 o número de idosos vitimados pela covid-19, 47 o número de infectados na faixa dos 50 aos 59 anos, e para 22 o números de doentes falecidos na faixa dos 40 aos 49 anos de idade.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!