Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Covid-19: Moçambique chega aos 750 óbitos. Novos surtos da pandemia na Província de Nampula e Cidade de Maputo

coronavirus2303-nacional

Após 1 ano de pandemia em Moçambique foi, nesta terça-feira (23), registada a 750ª vítima mortal, trata-se de uma idosa, grupo etário da maioria dos óbitos no país. Com a 2ª onda em desaceleração novos surtos da covid-19 eclodiram na Província de Nampula e na Cidade de Maputo. Pelo 3º dia consecutivo não houve testagem na Província da Zambézia.

O Ministério da Saúde (MISAU) actualizou para 750 as vítimas mortais da pandemia respiratória após a notificação de mais dois óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo e um na Província de Maputo.

Duas das vítimas eram “pacientes do sexo masculino e um paciente do sexo feminino; todos de nacionalidade moçambicana e que tinham 35, 54 e 74 anos de idade. Os óbitos foram declarados nos dias 17/03/2021, 22/03/2021 e 23/03/2021”, detalha o Boletim Epidemiológico do MISAU.

O @Verdade apurou que em Moçambique 422 óbitos, correspondendo a 56 por cento, foram de cidadãos com 60 ou mais anos de idade. O segundo grupo etário com mais vítimas mortais é a faixa dos 50 aos 59 anos de idade com 157 óbitos. Os adolescente, entre os 10 e 19 anos de idade, são a faixa etária com o menor número de óbitos, apenas quatro.

Devido aos óbitos, a treze altas hospitalares e dez novos internamentos reduziram para 119 os doentes actualmente nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras Unidades Hospitalares.

Depois de um pico negativo, abaixo de uma centena, nas últimas 24 horas, testando ainda abaixo da capacidade instalada, foram diagnosticados 190 novos infectados pelo SARS-CoV-2 – entre eles 164 moçambicanos e 21 estrangeiros -, todos em resultado de transmissões locais que aumentaram para 66.496 o cumulativo de casos positivos registados desde Março de 2020.

O @Verdade apurou que no seguimento de mais uma visita Presidencial novos surtos eclodiram pela Província de Nampula com 47 novos infectados na Cidade de Nampula, sete no Distrito de Nacala-à-Velha, quatro no Município de Nacala-Porto e um no Distrito de Meconta.

Pela Cidade de Maputo surgiram surtos com 34 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo, nove no Distrito Municipal de Kamavota, oito no Distrito Municipal de Kanlhamanculo, dois no Distrito Municipal de Kamubukwana, dois no Distrito Municipal de Katembe e um no Distrito Municipal de Kamaxakeni.

Foram também detectados novos surtos com 18 novos infectados pela Província do Niassa, 14 infectados pela Província de Gaza, 13 infectados na Cidade do Chimoio, sete infectados pela Província de Maputo, sete infectados pela Província de Inhambane, cinco infectados na Cidade da Beira, cinco infectado na Cidade de Pemba e quatro infectados na Cidade de Tete.

Entretanto desde domingo (21) que não é realizada a testagem de nenhum caso suspeito na Província da Zambézia onde novos surtos eclodiram durante a semana passada.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *