Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Covid-19: mata mais cinco moçambicanos. 2ª vaga da pandemia aparenta ter atingido o pico em Moçambique

coronavirus0803-taxa-pos

Os epidemiologistas continuam cautelosos mas a 2ª vaga da pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus aparenta ter atingido o pico em Moçambique, nas últimas 24 horas foi diagnosticado o menor número de infectados desde a Janeiro de 2021. O número de doentes nos covidários continua a reduzir, porém a covid-19 matou mais cinco moçambicanos.

O Ministério da Saúde (MISAU) diagnosticou, nas últimas 24 horas, apenas 183 novos infectados pelo novo coronavírus – 179 moçambicanos e três estrangeiros -, todos em resultado de transmissões locais que elevaram para 62.703 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique.

É preciso recuar a primeira semana de Janeiro de 2021, no início da ascensão da 2ª vaga da pandemia, para encontrar menos de duas centenas de infectados num único dia. Porém os epidemiologistas continuam cautelosos pois a taxa de positividade continua alta, entre as duas últimas semanas aumentou de 14 para 14,2 por cento, embora o número semanas de novas infecções tenha baixado de 3.804 para 3.359 casos positivos.

Grande parte dos novos infectados foram detectados na Província de Maputo, 36 na Cidade da Matola, 18 no Distrito de Marracuene, seis no Distrito de Matutuíne, quatro no Distrito da Moamba, três no Município de Boane e um no Município da Namaacha.

Pela Cidade de Maputo foram identificados 21 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo, 15 no Distrito Municipal de Kamavota, sete no Distrito Municipal de Kamaxakeni, cinco no Distrito Municipal de Kanlhamanculo e três no Distrito Municipal de Kamubukwana.

Outros casos positivos foram diagnosticados pela Província de Sofala, 32 novos infectados, pela Província de Nampula, 15 infectados, pela Província de Gaza, cinco infectados, na Cidade de Quelimane, quatro infectados, pela Província do Niassa, três infectados, pela Província de Inhambane, três infectados e na Cidade de Pemba, dois infectados.

Outra indicação que a pandemia parece estar a desacelerar é a contínua redução, há cerca de 2 semanas, dos pacientes internados nos covidários que passaram a ser 158 com o registo, nas últimas 24 horas, de 20 novos internamentos e 17 altas hospitalares.

No entanto as vítimas mortais não páram de aumentar e nesta segunda-feira (08) ascenderam a 698 com a notificação de mais cinco óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo.

O Boletim epidemiológico do MISAU detalha que três eram “do sexo masculino e dois pacientes do sexo feminino, todos de nacionalidade moçambicana, cujas idades variam entre 63 e 85 anos. Destes, um óbito foi declarado no dia 6/03/2021, um óbito foi declarado no dia 7/03/2021 e três óbitos foram declarados no dia 8/03/2021”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *