Pelo 27º dia consecutivo o número de doentes da covid-19 internados reduziu em Moçambique. Mais dois moçambicanos não resistiram ao novo coronavírus e faleceram. Nesta segunda-feira(30) novos surtos da pandemia respiratória eclodiram pela Província do Niassa.
O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde(MISAU) reporta que nas últimas 24 horas mais 190 indivíduos testaram positivo para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais, entre eles 187 moçambicanos, elevando para 146.053 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que pela Província do Niassa foi detectados um novo infectado no Distrito de Mandimba, oito no Distrito de Ngauma, 15 na Cidade de Lichinga, 16 no Distrito de Nipepe e 23 no Município de Cuamba.
Na Cidade de Maputo foram diagnosticados um novo infectado no Distrito Municipal de Kamaxaqueni, um no Distrito Municipal de Kamubukwana, cinco no Distrito Municipal de Kamavota, 13 no Distrito Municipal de KamPfumo e 16 no Distrito Municipal de Kanlhamanculo.
Outros surtos eclodiram com 22 novos infectados na Cidade de Xai-Xai, 16 no Município de Mocuba, onze na Cidade de Pemba, cinco no Município de Nacala-Porto, quatro na Cidade de Inhambane, quatro no Município da Massinga, três no Distrito de Búzi, três no Distrito de Mapai, três no Distrito de Funhaloro, dois na Cidade da Beira, dois no Município de Mandlakazi, dois no Município de Angoche, dois no Distrito de Limpopo, dois no Município da Maxixe, dois no Município de Boane, dois no Distrito de Chicualacuala, um no Distrito de Mecuburi, um na Cidade de Nampula, um no Distrito de Chongoene, um no Município de Boane, um no Distrito de Muecate e um no Distrito de Mogovolas.
O MISAU actualizou para 1.853 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia no país no seguimento da notificação de dois óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um do sexo masculino e um do sexo feminino, ambos de nacionalidade moçambicana e de 62 e 76 anos de idade, respectivamente.
“Os dois óbitos foram declarados nos dias 28 e 29/08/2021” na Cidade de Maputo. De acordo com o Ministério da Saúde reduziram para 128 os pacientes actualmente nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras Unidades Hospitalares na sequência de onze novos internamentos e de 14 altas hospitalares.