Moçambique chegou neste domingo(22) as 1.800 vítimas mortais pela pandemia respiratória, 1.245 deles ocorridos na Cidade de Maputo que continua a ser o epicentro. A 3ª vaga da covid-19 está em desaceleração em algumas províncias no entanto novos surtos eclodiram pelas províncias de Inhambane e Nampula.
O Ministério da Saúde(MISAU) actualizou para 1.800 as vítimas mortais da pandemia no país após a notificação de mais 15 óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus, 14 moçambicanos e um de nacionalidade chinesa.
Seis óbitos ocorreram na Cidade de Maputo, três na Província de Maputo, dois na Província de Nampula, dois na Província da Zambézia, um na Província de Sofala e um na Província de Inhambane.
O @Verdade descortinou que as vítimas mortais do sexo feminino tem 23, 43, 45, 62, 67, 68, 68 anos de idade enquanto as do sexo masculino tem 39, 41, 43, 44, 53, 53, 65, 65 anos de idade.
“Destes, dois óbitos foram declarados no dia 19/08/2021, sete no dia 21/08/2021 e seis no dia 22/08/2021”, indica o Boletim Epidemiológico do MISAU que refere terem reduzido para 207 os doentes nos covidários no seguimento de 16 novos internamentos e de 14 altas hospitalares.
Com testagem residual somente 261 indivíduos testaram positivo para o SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, todos em resultado de transmissões locais, entre eles 255 moçambicanos, que elevaram para 142.784 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que novos surtos eclodiram pela Província de Inhambane com um novo infectado no Distrito de Panda, três no Distrito de Homoíne, três no Distrito de Zavala, quatro no Município de Vilankulo, cinco no Distrito de Funhaloro, seis no Município da Massinga, nove no Município da Maxixe, nove na Cidade de Inhambane e 12 no Distrito de Jangamo.
Na Província de Nampula surtos eclodiram com um novo infectado no Distrito de Lalaua, um no Distrito de Meconta, dois no Distrito de Mogovolas, dois no Município de Angoche, três no Distrito de Nacarôa, cinco no Distrito de Eráti, seis no Distrito de Monapo e 21 na Cidade de Nampula.
Pela Cidade de Maputo onde foram detectados quatro novos infectados no Distrito Municipal de Kanyaka, cinco no Distrito Municipal de Kamaxaqueni, nove no Distrito Municipal de Kamavota e 38 no Distrito Municipal de KamPfumo.
Outros surtos foram identificados com 27 novos infectados na Cidade de Lichinha, dez na Cidade de Xai-Xai, sete no Distrito de Marracuene, seis no Distrito de Gilé, seis no Município de Mandlakazi, cinco na Cidade da Matola, cinco no Município de Chibuto, quatro na Cidade de Pemba, quatro na Cidade de Quelimane, quatro no Distrito de Balama, três no Município de Chókwè, três no Distrito de Meluco, dois no Distrito de Chicualacuala, dois no Distrito de Manríngue, dois na Cidade da Beira, dois no Distrito da Moamba, um no Distrito de Bilene, um no Município de Gondola, um no Distrito de Cheringoma, um no Distrito de Guijá, um no Distrito de Mapai e um no Município de Montepuez.