Reduziram para menos de duas centenas os doentes nos covidários em Moçambique num dia em que a pandemia causou a morte de mais oito moçambicanos. Nesta segunda-feira(23) novos surtos da covid-19 eclodiram pelas províncias de Niassa e Nampula e na Cidade de Maputo.
A Diretora Nacional Adjunta de Saúde Pública, Dra. Maria Beningna Matsinhe, anunciou que nas últimas 24 horas foram registados 15 novos internamentos e 24 altas hospitalares reduzindo para 190 os doentes actualmente nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras Unidades Hospitalares.
De acordo com a Dra. Maria Beningna Matsinhe o cumulativo de vítimas mortais ascendeu a 1.808 após a notificação de mais oito óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus, todos de nacionalidade moçambicana, com idades entre 42 e 74 anos.
O @Verdade descortinou que as vítimas mortais do sexo feminino tem 44 e 72 anos de idade enquanto as do sexo masculino tem 42, 57, 59, 70, 72 e 74 anos de idade.
Sete óbitos ocorreram na Cidade de Maputo um na Província de Maputo, “destes, sete óbitos foram declarados no dia 22/08/2021 e um no dia 23/08/2021”, detalhou a Diretora Nacional Adjunta de Saúde Pública.
Entretanto continuam a reduzir os infectados, nas últimas 24 horas só 343 indivíduos testaram positivo para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais, sendo 341 moçambicanos, elevando para 143.127 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que Nampula tornou-se na 3ª província com o maior número de casos activos com a identificação de um novo infectado no Distrito de Eráti, um no Distrito de Nacala-à-Velha, dois no Distrito de Ribáue, três no Distrito de Mogovola, 13 no Distrito de Monapo e 15 na Cidade de Nampula.
Pela Província do Niassa foram diagnosticados um novo infectado no Distrito de Majune, quatro no Distrito de Lago e 124 na Cidade de Lichinga.
Na Cidade de Maputo foram detectados dois novos infectados no Distrito Municipal de Kanlhamanculo, dez no Distrito Municipal de Kamaxaqueni, 42 no Distrito Municipal de Kamavota e 62 no Distrito Municipal de KamPfumo.
Outros surtos eclodiram com 25 novos infectados na Cidade de Xai-Xai, oito na Cidade de Quelimane, seis no Distrito de Mabalane, cinco na Cidade de Pemba, cinco no Distrito de Matututíne, quatro na Cidade da Matola, quatro no Distrito de Guijá, três no Município de Chibuto, um no Município de Vilankulo, um na Cidade de Chimoio, um no Distrito de Zavala, um no Distrito de Inhassoro, um na Cidade de Tete, um no Distrito de Jangamo e um no Município de Boane.