A pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus causou o óbito de mais um cidadão moçambicano. Nesta quinta-feira (25) dezenas de novos infectados foram diagnosticados na Área Metropolitana do Grande Maputo e novos surtos eclodiram pelas províncias de Nampula e Cabo Delgado.
Mais 113 novos infectados pelo SARS-CoV-2 foram identificados pelas autoridades sanitárias – entre eles 104 moçambicanos e seis estrangeiros -, todos em resultado de transmissões locais que elevaram para 66.762 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que 69 dos novos doentes foram detectados na Área Metropolitana do Grande Maputo, onde para além de semi-confinamento há recolher obrigatório nocturno, ao contrário do resto do país.
Na Cidade de Maputo foram diagnosticados 37 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo e três no Distrito Municipal de Kamavota.
Pela Província de Maputo foram identificados 15 novos infectados no Distrito de Marracuene e 13 na Cidade da Matola.
Outros surtos eclodiram na Província de Nampula com seis novos infectados na Cidade de Nampula, quatro no Município de Nacala Porto e um no Distrito de Meconta.
Na Província de Cabo Delgado foram detectados surtos com três infectados no Distrito de Chiúre e dois na Cidade de Pemba.
Foram ainda diagnosticados onze novos infectados na Cidade da Beira, sete na Cidade do Chimoio, cinco pela Província de Tete e um na Cidade de Quelimane.
Continua estável o número de doentes nos covidários, nas últimas 24 horas o Ministério da Saúde (MISAU) registou seis novos internamentos e quatro altas hospitalares elevando para 115 os internados nos Centros da covid-19 e em outras Unidades Hospitalares.
O MISAU actualizou para 753 o número de vítimas mortais da pandemia após a notificação de mais um óbito em paciente infectado pelo novo coronavírus, “trata-se de um indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade moçambicana e que tinha 82 anos de idade. O óbito foi declarado no dia 24/03/2021”.