O ministro da Saúde revelou nesta segunda-feira(13) que foi feita a sequenciação em Moçambique 17 casos positivos da pandemia com a variante Ómicron na Cidade e Província de Maputo onde os casos activos já ultrapassam 1,5 mil cidadãos. A pandemia respiratória causou a morte de mais um cidadão moçambicano.
Ascendeu a 1.945 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia com a notificação, nas últimas 24 horas, de um óbito de paciente infectado pelo novo Coronavírus. “O óbito, o terceiro num espaço de dois dias, é de um paciente do sexo masculino, de 79 anos de idade e ocorreu no Domingo(12) na Cidade de Maputo”, indica o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde(MISAU) que refere terem subido para 27 os doentes nos covidários no seguimento de 12 altas hospitalares e de 14 novos internamentos.
O MISAU identificou nas últimas 24 horas mais 113 indivíduos positivos para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais e entre eles 102 moçambicanos, elevando para 153.787 o cumulativo de casos positivos registados desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que na Cidade de Maputo subiram para 955 os casos activos com 68 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo e um no Distrito Municipal de Kamaxaqueni.
Pela Província de Província de Maputo surtos eclodiram com 16 novos infectados no Município da Namaacha, 15 no Distrito de Moamba, dez na Cidade da Matola, dois no Distrito de Matutuíne e um no Município de Boane.
Foram também diagnosticados: quatro novos infectados no Distrito do Limpopo, três no Município de Vilankulo, três no Distrito de Mossurize e um na Cidade de Pemba.