Voltaram a aumentar os doentes internados nos covidários em Moçambique e mais um moçambicano perdeu a vida devido a covid-19. Nesta quarta-feira (17) centenas de novos infectados pela pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus foram diagnosticados na Região Metropolitana do Grande Maputo.
Nas últimas 24 horas o Ministério da Saúde (MISAU) identificou 268 novos infectados pelo SARS-CoV-2 – 242 moçambicanos e 22 estrangeiros -, todos em resultado de transmissões locais, elevando para 65.197 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que 162 dos novos infectados foram detectados na Região Metropolitana do Grande Maputo, onde o semi-confinamento está reforçado com um recolher obrigatório nocturno, 118 foram diagnosticados na Cidade de Maputo, 31 na Cidade da Matola, dez no Distrito de Marracuene e três no Município de Boane.
A Província da Zambézia passou a ser a quarta com o maior número de casos activos com a identificação de 24 novos infectados na Cidade de Quelimane, sete no Município da Maganja da Costa e de dois no Município de Mocuba.
Sofala é a terceira província com o maior número de casos activos e detectou sete novos infectados na Cidade da Beira e dois no Distrito de Nhamatanda.
O MISAU diagnosticou outros surtos com 20 novos infectados pela Província de Nampula, 19 infectados pela Província de Cabo Delgado, sete infectados pela Província de Inhambane, quatro infectados pela Província de Gaza e dois na Cidade de Tete.
Entretanto voltaram a aumentar o número de doentes internados no covidários para 165 após 24 novos internamentos 13 altas hospitalares.
Subiu para 733 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia com a notificação de um óbito em paciente infectado pelo novo coronavírus na Província de Maputo, “trata-se de um paciente do sexo masculino, de nacionalidade moçambicana e de 54 anos de idade, cujo óbito foi declarado no dia 16/03/2021”.