Após alguns dias de estabilidade mais de duas centenas de novos infectados pela covid-19 foram diagnosticados nesta quinta-feira (11) na Cidade de Maputo, novos surtos foram também detectados pelas províncias da Zambézia, Nampula e Sofala. Mais quatro moçambicanos perderam a vida devido a pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus.
O Ministério da Saúde (MISAU) diagnosticou, nas últimas 24 horas, 471 novos infectados pelo SARS-CoV-2 – 441 moçambicanos e 24 estrangeiros -, todos em resultado de transmissões locais que aumentaram para 63.645 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique desde Março de 2020.
Voltaram a disparar os novos casos positivos na Cidade de Maputo com a identificação de 117 no Distrito Municipal de KamPfumo, 53 no Distrito Municipal de Kanlhamanculo, 31 no Distrito Municipal de Kamaxakeni, 27 no Distrito Municipal de Kamavota, nove no Distrito Municipal de Kamubukwana, e um no no Distrito Municipal de Kanyaka.
Pela Província de Maputo foram detectados 54 novos infectados na Cidade da Matola, sete no Distrito de Marracuene, seis no Município de Boane, cinco no Município da Namaacha e um no Município da Manhiça.
O coronavírus não pára de propagar-se pela Província da Zambézia onde foram diagnosticados 50 novos infectados na Cidade de Quelimane, quatro no Município de Mocuba, dois no Município de Milange, um no Distrito de Morrumabala, um no Distrito do Ile e outro no Distrito de Lugela.
Foram ainda identificados novos surtos 36 infectados pela Província de Nampula, 25 infectados na Cidade da Beira, 15 infectados pela Província de Inhambane, 14 infectados pela Província do Niassa, nove infectados pela Província de Inhambane e dois infectados na Cidade de Pemba.
Nos covidários foram registados 17 novos internamentos e 11 altas hospitalares que elevaram para 166 os doentes actualmente nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras unidades hospitalares.
O MISAU actualizou para 711 o total de vítimas mortais da pandemia com a notificação de dois óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo, um na Província de Maputo e outro na Província da Zambézia.
De acordo com o Boletim Epidemiológico desta quinta-feira (11) as vítimas foram “dois pacientes do sexo masculino e dois pacientes do sexo feminino; todos de nacionalidade moçambicana e cujas idades variam entre 45 e 80 anos. Destes, um óbito foi declarado no dia 8/03/2021, dois óbitos foram declarados no dia 10/03/2021 e um (1) óbito foi declarado no dia 11/03/2021”.