A pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus matou mais um idoso em Moçambique. Neste domingo aumentaram os infectados pela covid-19 nas províncias de Tete, Maputo e Inhambane e novos surtos eclodiram nas províncias de Gaza e Niassa.
O Ministério da Saúde (MISAU) actualizou para 841 o cumulativo de casos positivos da pandemia com a notificação de mais um óbito em paciente infectado pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo. “Trata-se de um paciente de sexo masculino, de nacionalidade moçambicana e de 85 anos de idade, cujo óbito foi declarado no dia 12/06/2021”.
Segundo o MISAU subiu para 22 o número de pacientes internados nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras Unidades Hospitalares após o registo nas últimas 24 horas de dois novos internamento e nenhuma alta hospitalar.
Entretanto mais 77 indivíduos testaram positivo para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais, entre eles 71 moçambicanos que elevaram para 71.538 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que na Província de Tete aumentaram o número de infectados com um novo infectado no Distrito de Chiúta, dois no Distrito de Cahora-Bassa, dois no Distrito de Moatize, sete no Distrito de Marara e 23 na Cidade de Tete.
Pela Cidade de Maputo foram identificados um novo infectado no Distrito Municipal de Kamavota, seis no Distrito Municipal de Kanlhamanculo e dez no Distrito Municipal de KamPfumo.
Na Província de Inhambane foram detectados um novo infectado no Município da Massinga, um no Município de Vilankulos, três no Distrito de Funhaloro, quatro no Distrito de Homoíne e quatro no Município da Maxixe.
Outros surtos foram diagnosticados com dois novos infectados na Cidade do Xai-Xai, dois no Município da Matola, dois no Município de Boane, um no Distrito de Chongoene, um na Cidade da Beira, um no Distrito de Lago e um no Distrito de Mandimba.