Sem conseguir detectar novas variantes da covid-19 desde o ano passado e mantendo a estratégia de testagem passiva a taxa de positividade da pandemia da covid-19 continua alta em Moçambique: 13,3 por cento. Nesta segunda-feira (19) novos surtos eclodiram no Município de Boane e nas cidades de Maputo e Nampula. Com mais dois óbitos o país chegou as 825 vítimas mortais da pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus.
Nas últimas 24 horas foram identificados 24 novos infectados pelo SARS CoV-2 – todos moçambicanos e em resultado de transmissões locais – que elevaram para 70.240 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que eclodiram surtos com onze novos infectados no Município de Boane, sete no Distrito Municipal de KamPfumo, três na Cidade de Nampula, dois no Distrito Municipal de Kamaxaquene e um no Distrito Municipal de Kamubukwana.
O MISAU actualizou para 29 o número de infectados internados nos covidários e anunciou que o cumulativo de vítimas mortais ascendeu a 825 após a notificação de mais dois óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo. “Trata-se de dois pacientes do sexo masculino, ambos de nacionalidade moçambicana, de 61 e 84 anos de idade, cujos óbitos foram declarados no dia 10/05/2021”.