Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cortes e oscilações de energia voltam assolar cidade da Beira

Uma onda de cortes e oscilações da corrente eléctrica está novamente a afectar a cidade da Beira, no Centro do país, com enfoque para os bairros da Manga e Matacuane, onde os residentes já são obrigados a permanecer com os seus electrodomésticos desligados, no período da noite, por temer qualquer prejuízo, o que está a causar transtornos de vária ordem.

As interrupções, cujas origens ainda não foram reveladas publicamente pela empresa Electricidade de Moçambique (EDM), Área Operacional da Beira, registam-se frequentemente por volta das 18.30 horas e prolongam-se, de forma faseada, até cerca das 23 horas, o que faz com que maior parte dos residentes permaneçam muitas horas na escuridão.

A Reportagem do jornal Diário de Moçambique soube que no bairro da Manga, por exemplo, o mais afectado pelo problema, os residentes registaram na quinta-feira passada mais de cinco cortes de energia, para além de oscilações que se prolongaram até à madrugada, segundo depoimentos de alguns cidadãos. Segundo eles, naquele dia foi pior porque os cortes começaram muito mais cedo (cerca das 17 horas) e prolongaram-se até quase ao amanhecer, numa altura em que os consumidores estavam praticamente saturados.

“Já estamos a fazer mais de uma semana mergulhados nesta triste realidade”, disse um consumidor que solicitou o anonimato. Outros entrevistados pelo jornal Diário de Moçambique, residentes na Manga mostraram-se insatisfeitos pela forma como a Electricidade de Moçambique está a gerir este fenómeno de cortes e oscilações na capital provincial de Sofala. “O pior é que a EDM continua a manter-se num silêncio cúmplice. Podiam-nos informar sobre o que se está a passar para nos precavermos”, disse Marques Almeida, um dos clientes anteontem afectados pelos cortes.

Natércia Caetano, também residente na Manga, disse que no seu bairro os cortes já atingiram o cúmulo. “Nestes dias não se pode andar nas noites por temer ser agredido porque os caminhos e as ruas ficam às escuras por falta de energia. É demais isto”, disse a fonte. Para além da Manga, os cortes e oscilações da corrente eléctrica também estão a ser reportados no bairro de Matacuane e arredores.

Dada a gravidade da situação, que data desde do ano passado, alguns residentes equacionam a possibilidade de fazer um abaixo-assinado para manifestarem o seu desapontamento com a alegada péssima qualidade dos serviços da EDM. “Não passa um dia sem registarmos corte de energia aqui e isso acontece nas noites. Vezes há em que apenas uma zona, dentro do bairro, fica horas e horas às escuras enquanto outras têm energia. Isto já está a passar dos limites. São electrodomésticos que acabam queimando por causa disto”, disse Jorge António, outro entrevistado residente em Matacuane.

No bairro de Matacuane, quase todos moradores contactados falaram de prejuízos decorrentes dos problemas que se registam na Beira.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts