Os corpos de nove pessoas, algumas que podem ter se afogado a até dez dias atrás, foram encontrados na costa oeste da Turquia esta semana, enquanto o fluxo intenso de migrantes mantém-se, apesar do inverno e dos esforços do governo turco para detê-lo.
Os corpos de cinco homens e uma mulher foram retirados na terça-feira da costa de Seferihisar, na província de Izmir, informou à Reuters o governador Resul Celik, acrescentando que os médicos que examinaram os corpos acreditam que os afogamentos ocorreram cinco ou 10 dias atrás.
A guarda costeira informou que separadamente foram encontrados os corpos de uma jovem e uma mulher perto de Ayvacik, longe e ao norte, depois de um barco ter virado parcialmente. Foram resgatadas 13 pessoas, mas as buscas por dois homens e um menino continuaram.
Mais de 1 milhão de refugiados e imigrantes chegaram à União Europeia no ano passado fugindo da guerra e da pobreza no Oriente Médio, África e Ásia, e cerca de 3.700 morreram ou estão desaparecidos. A grande maioria chegou à Europa via Turquia ou Grécia.