Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Coreia do Sul vai retomar a importação do petróleo iraniano

As refinarias da Coreia do Sul vão retomar as importações de até 200 mil barris por dia de petróleo iraniano a partir de Setembro, disseram as fontes do Ministério da Economia, esta Segunda-feira (20), encerrando um intervalo de dois meses devido à proibição da União Europeia relativa ao seguro para o petróleo do Irão.

A retomada não deve impedir a tentativa da Coreia do Sul de ampliar a renúncia às sanções dos Estados Unidos mais tarde no ano, uma vez que as importações em 2012, que estavam em baixa de 17 por cento no primeiro semestre, ainda vão estar 20 por cento mais baixas que o ano passado.

“As importações vão retomar os embarques no início de Setembro, o que significa chegada no final de Setembro”, disse uma fonte do Ministério da Economia que possui conhecimento directo sobre a questão, mas não quis ser identificado por não estar autorizado a falar com a imprensa.

“O petróleo será carregado no Irão para ser enviado por navios-tanque iranianos sob a cobertura do seguro iraniano”, disse a fonte.

O Japão e a Coreia do Sul, terceiro e quarto maiores compradores de petróleo do Irão, interromperam as importações em Julho, enquanto tentavam descobrir como continuariam as compras sob as sanções da UE, que dificultaram o embarque, o seguro e o pagamento pela commodity.

Assim como na China e na Índia, as refinarias coreanas pediram ao Irão para entregar o petróleo nos seus próprios navios, disseram as fontes do governo e da indústria, esta mês.

Isso muda a responsabilidade do seguro para o Irão, evitando a proibição da UE sobre os seguros cobrindo os embarques iranianos.

Os Estados Unidos, a União Europeia e outras nações ocidentais estão a tentar interromper a suposta busca iraniana por armamentos nucleares através de sanções mais duras às exportações de petróleo, uma importante fonte de receita do Irão, que diz que o seu programa nuclear é pacífico.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts